segunda-feira, 27 de agosto de 2012

JOGOS DE OPOSIÇÃO

Defini-se segundo Souza Junior e Dos Santos (2010), como atividade de confrontação que acontece em duplas, trios ou até em grupos, com objetivos de vencer o adversário se impondo fisicamente ao outro, se baseando nas regras para realizar as ações e acima de tudo a segurança do colega durante a atividade.

Características de Ataque, citado por Olivier (2002):

  • Tocar (não é citado por Olivier, 2002)

  • Agarrar

  • Reter

  • Imobilizar

  • Desequilibrar


Características de Defesa, citado por Olivier (2002):

  • Esquivar

  • Resistir

  • Livrar

  • Broquear (não é citado por Olivier, 2002)




CLASSIFICAÇÃO

Proposto por Olivier (2002), os Jogos de Oposição para iniciação e pratica escolar das lutas é classificado da seguinte maneira.



    1. Jogos de rapidez e atenção

Evitam o contato e a proximidade com o colega, e alternância nas regras de ataque e atacado.

    1. Jogos de conquistas de objetos e territórios

Objeto: regra para o individuo ser o atacante e o defensor é separado, mantém constantemente os adversários próximos, mas a ação de oposição é feita em direção ao objeto a ser conquistado na atividade.
Território: O contato entre os indivíduos é inevitável, e pretende incitar a realizações de ações para desequilibrar o oponente para chegar ao seu fim, sendo preciso puxar, carregar, empurrar, fazer virar e esquivar-se, desviar-se e resistir.

    1. Jogos de desequilibrar

A regra de ataque ou defesa pode variar sendo alternados ou simultâneos, com objetivos de agir ao seu oponente sem utilização de objetos ou territórios.

    1. Jogos para reter, imobilizar e se livrar

As regras para os jogos variam em separados ou combinados, com objetivo de resistir e livrar-se com enfrentamentos variados e que são de corpo-a-corpo.

    1. Jogos para combater


As regras devem ser definidas para o estilo e é necessário supervisionar todas as ações no combate, as funções de ataque, resistência e defesa são comuns aos dois indivíduos.




Imagem (1): capa do livro de Olivier (2002).



 

 

Referencias:

Imagem (1), capa livro de Olivier 2002, site:



SOUZA JUNIOR, T. P. e DOS SANTOS, S. L. C. Jogos de Oposição: nova metodologia de ensino dos esportes de combate. Lecturas: Educación Física y Deportes, Revista Digital. Buenos Aires, v.14, n.141. 2010.
OLIVIER, J. C. Das brigas aos jogos com regras: enfrentando a indisciplina na escola. Porto Alegre: Artmed, 2002.

domingo, 26 de agosto de 2012


Jogos de Oposição (Aula 21 de Agosto 2012)

 

Os Jogos de Oposição também conhecidos como Jogos de Luta ou Jogos de Combate, têm como identidade as mesmas características dos esportes de combate praticados desde o início das civilizações (OLIVEIRA e DOS SANTOS, 2006; SOUZA JUNIOR e DOS SANTOS, 2010 apud JUNIOR OLIVEIRA, SANTOS 2010). Caracterizam-se como uma atividade de confrontação que acontece entre duplas, trios ou até mesmo em grupos. Seus objetivos são vencer o adversário, impor-se fisicamente ao outro, respeito às regras e acima de tudo assegurar a segurança do colega durante as atividades (SOUZA JUNIOR e DOS SANTOS, 2010 apud JUNIOR OLIVEIRA, SANTOS 2010).

 

 

Classificados em:

·         Jogos de Rapidez e Atenção

·         Jogos de Conquista de Objeto

·         Jogos de Conquista de Território

·         Jogos para Desequilibrar

·         Jogos para Reter/Imobilizar

·         Jogos de Combate

E possuem ações motoras para :

·         Ataque: Agarrar, desequilibrar, imobilizar.

·         Defesa: Resistir, bloquear, esquivar.

 

 

1-    Alongamento em circulo

Fez-se uma roda o qual o professora escolheu um aluno e o mesmo deu inicio a sequencia de alongamentos.
 

2-    Mãe cola americano (rapidez atenção)

Nesta atividade escolhe-se uma pessoa para ser o pegador, todos terão uma área delimitada para percorrer e fugir desde pegador, ao ser tocado pelo pegador a pessoa fica imóvel no local até que um colega que não tenha sido pego salve-o para retornar a brincadeira, para salvar o colega deve passar em baixo das pernas da pessoa que foi pega.
 

3-    Mae cola capoeira (rapidez atenção)

Essa atividade é igual ao mãe cola americano, ira ser diferente algumas partes da brincadeira, a pessoa ao ser pega ira ficar agaixado, o colega que vier salvar devera fazer uma meia lua por cima do colega que foi pego, e o colega que esta ao chão devera fazer o movimento de cocorinha da capoeira enquanto o outro colega faz a meia lua por cima para voltar-se ao jogo.
 
 

4-    Pique bola (Conquista de Objeto)

Esse jogo é igual ao pique bandeira tradicional, o objetivo do pique bola é levar a bola do adversário ao seu campo  idêntico ao pique bandeira tradicional mas, neste o aluno não poderá se locomover em pé valendo esse segurar e imobilizar o colega para não deixa-lo levar a bola ao seu campo. Marca-se o ponto aquela equipe que conseguir levar a bola para o outro lado.
 
 

5-    Sumo Zinho (Conquista de Território)

Essa atividade é feita em duplas, dentro de um arco ou em  um tablado demarcado. O objetivo desta brincadeira é tirar o colega de dentro da demarcação, para isto deve segurar o colega pela cintura. pode se variar essa brincadeira colocando um pé dento do tablado, ombro com ombro em oposição, devera tirar o colega da demarcação somente empurrando ou puxando-o.
 
 

6-    Golzinho dos números (Conquista de Território)

 

Os alunos serão divididos em duas equipes, os alunos de cada equipe receberão um numero correspondente para enfrentar  o adversário da equipe oposta. No centro do tatame ficara a bola e nas linhas de fundo do tatame ficarão os arcos, esses representarão o gol. Ao sinal do professor quando o mesmo dizer o numero a pessoa correspondente ira pegar a bola e tentar levar ao gol do adversário, não pode-se locomover  em pé, somente gatinhando, rolando ou se arrastando, pode segurar o colega e agarra-lo. Faz-se o ponto a pessoa que conseguir por a bola no arco do adversário



7-    Desiquilibrar Pranchinha (Desequilibrar)

 Esta atividade é feita em duplas. Em posição de 4 apoio frente a frente o objetivo desta atividade é tentar derrubar o colega empurrando uma de suas mãos, e o colega adversário pode tntar se desviar e derrubar seu oponente.
 

8-    Briga de Galo (Desequilibrar)

Em duplas, os alunos ficarão abaixados (igual ao sapo) frente a frente, ao sinal do professor deve-se tentar desequilibrar o colega fazendo com que ele fique fora da posição de sapo. Marca-se o ponto o oponente que conseguir derrubar o colega, não se pode locomover em pé.
 

9-    Isometria (Desequilibrar)

Em isometria de abdominal com as pernas suspensas(canivete), cada pessoa tentará escrever seu nome em isometria, pode se variar em escrever nomes, números entre outros.
 

10-  Derrubara as costa ao chão (Reter/Imobilizar)

 Em duplas, os alunos deverão ficar sentados no tatame virados um de costa para o outro, ao sinal do professor os alunos poderão virar-se para o colega ficar de joelho e disputar o mini combate, o objetivo é colocar as costas do colega ao chão, não podendo dar as costa ao colega ou fazer movimentos que possa machucar o mesmo.

11-  Peão (Reter/Imobilizar)

Em duplas, um colega ficara em 4 apoios na posição de cavalinho, o outro colega nas costas montado, o bjetivo do colega que esta ao chão é levantar e ficar em pé, e o colega que esta em cima não deixar o mesmo ficar em pé bloqueando-o.
 

12-  Toque de combate (Combate)

Em duplas, o objetivo do jogo é tocar na parte do corpo falada pelo professor, cada pessoa tentar tocar no colega podendo se defender ou desviar-se. Conta-se quantas vezes se relou no colega.


 

Outras atividades para cada classificação

Nunca três com golpe.(Rapidez/ atenção) Nesta atividade os alunos ficam espalhados em duplas, uma pessoa será o pegador e outra fugirá,  essa pessoa que ira fugir entrará ao lado de uma das duplas não podendo formar trio, se o colega ficar ao lado direito da pessoa, o individuo que esta do lado esquerdo sai para pegar e assim vice versa, e aquele que era o pegador terá que fugir, quando a pessoa que esta fugindo formar o trio com o colega devera fazer um golpe para o outro colega sair pra pegar.

Briga de saci. (conquista de território) Em duplas os alunos ficarão frente a frente num espaço demarcado ao chão, equilibrando-se em pé com um pé ao solo e a outra perna flexionada o objetivo desta atividade é fazer com que o colega saia da área demarcada ou coloque o pé que esta flexionado ao solo, marcando-se o ponto para aquele que conseguiu cumprir o objetivo.

Pique bola bandeira sem as mãos.(Conquista de objeto) Essa atividade é igual ao pique bandeira tradicional, mudará em algumas regras. O aluno devera levar a bola ao seu território se toca-la com as mãos abertas, poderá tocar na bola com qualquer parte do corpo podendo dar socos na bola para levar ao seu território. Marca-se o ponto aquele que levar a bola dentro da área demarcada para validação do ponto.

Desiquilibrando o adversário (Desequilibrar)-  Em duplas, frente a frente dentro de um espaço demarcado, os alunos terão as pernas amarradas juntas, o objetivo desta atividade é empurrar o colega para este cair ou sair de dentro da area demarcada, aquele que cumprir com o objetivo marca-se o ponto, vale pular e dar pequenos saltos para locomoção.

 Barriga ao chão. (Reter/ Imobilizar). Em duplas, de preferencia meninos com meninos e meninas com meninas, essa atividade os alunos ficarão no solo e abraçados, o objetivo desta brincadeira é colocar a barriga no chão, para isto o colega tentará imobilizar o colega não o deixando fazer a ação, em um momento um defende e o outro tenta por a barriga ao chão e em outro momento troca-se os objetivos.

 Combate dos pontos: (Combate). Em duplas, frente a frente, ao sinal do professor o aluno terá que encostar nas costa do adversário o qual valera 3 pontos, no joelho 2 e nos ombros 1. Estes podem se esquivar desviar-se para não deixar o adversário tocar. Sendo estes combates de 1 minuto, quando se relou no local não se pode relar no mesmo tem que ir ao próximo, ganha quem fizer os 9 pontos ou marcar o maior numero de ponto dentro do 1 minuto.

 

Referencia Bibliográfica:

 JUNIOR, Tácito Pessoa de Souza; OLIVEIRA, Sérgio Roberto de Lara; SANTOS, Sérgio Luiz Carlos dos. Artes marciais, esportes de combate ou jogos de oposição?. EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, Año 15, Nº 148, Septiembre de 2010. Disponível em : http://www.efdeportes.com/efd148/artes-marciales-o-jogos-de-oposicion.htm

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Blogs da Turma do 7º Periodo 2012 Bacharel Dom Bosco

Na aula do dia 14 de Agosto, todos academicos se Reuniram para divulgarem seus Blogs para a turma

 Segue a lista com os links dos Blogs:




 - Britmon

 -Dom Blog 6

 -Hidrolutas

 -Lutasjah

 - Meninas de Ouro



quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Macro e micro Jogo (lutas)
Na aula do dia 07 de Agosto 2012, Participamos de uma atividade pratica o qual tinha o objetivo  de classificar as lutas conforme  distancia e tipo de golpe, vivenciando os tipos de golpes e ações motoras, toque a e agarrar.
 Antes Lembramos um pouco do histórico das lutas, conceito de Artes Marciais ( Cultura, Filosofia, pratica cultural, regionalismo. O qual se objetiva na defesa de uma comunidade, neutralizar ou derrotar mais rápido possível o oponente). A luta exige técnica e estratégia. A briga é sem regra, tática ou filosofia.  Para os esportes de combate é preciso federação, confederação e competições, com disputas diretas, classificações , regras e pódio.
Falamos também sobre a origem da luta dividida em duas classificação oriental e ocidental. Oriental, Bordhidharma e China e, ocidental Grécia e Roma. Quanto a classificação dos tipos de golpes classificamos em:
- Percussão – tenho objetivo de tocar, posso utilizar socos, chutes, joelhadas entre outros.
- Dominio- Tem objetivo de agarrar, posso utilizar chaves, estrangulamentos e imobilização
Classificação conforme a distancia:
Curta distancia- Lutas de agarrar , Judô,  Sumô.
Média distancia – Ataque com membros do corpo. Karate, muai thay .
Longa distancia – utilização de implementos. Esgrima e kendo.

Atividades:
Atividade 1-  Apresentação com movimento
Em circulo Cada pessoa ira falar o seu nome fazendo determinado movimento de golpe, em seguida todos falarão o nome da mesma pessoa fazendo o mesmo movimento executado. Passa-se para o próximo aluno, o mesmo fara da mesma forma falando seu nome e fazendo outro tipo de movimento de golpe. Ao final quando todos os alunos tiverem feito terão que tentar lembrar o nome do colega e fazer o golpe feito pelo mesmo, lembrando que ao final todos devem fazer juntos.

Atividade 2- Grupos
Para aquecimento e socialização da turma,  foi proposto uma atividade de formação de grupos. Os alunos vão se movimentando em todo tatame e conforme o professor falar o numero, deve-se fazer  um grupo conforme o numero, as pessoas que ficarem fora do grupo pagam prenda.


Atividade 3- Toque no colega
 Macro jogo. Os alunos irão se movimentar no tatame e conforme o professor falar o nome de alguma parte do corpo os alunos tentarão relar o maior numero de vezes na parte do corpo dos colegas determinada pelo professor.

 Imagem 1 (legenda)
 Atividade 4- Toque no colega em duplas
Conforme na atividade três, os alunos irão se movimentar, quando o professor  falar pare, deve-se fazer duplas. Os alunos irão se cumprimentar de qualquer forma e em seguida o professor ira dizer uma  parte do corpo em que a dupla devera tocar no adversário.

Imagem 2 (legenda)
Atividade 5 – Costas ao chão
 Em duplas, os alunos deverão ficar sentados no tatame virados um de costa para o outro, ao sinal do professor os alunos poderão virar-se para o colega ficar de joelho e disputar o mini combate, o objetivo é colocar as costas do colega ao chão, não podendo dar as costa ao colega ou fazer movimentos que possa machucar o mesmo.

Legenda -