quarta-feira, 31 de outubro de 2012

 Aula do dia 30 de Outubro

1° PARTE
Entrega das notas do bimestre com divulgação das notas da avaliação do Brogger da turma.

2° PARTE
TEORIA DA CAPOEIRA
Ao tentar definir a capoeira os segmentos que podemos citar são:
- dança
- luta
- jogo
- cultura
 Definida como:
“...uma expressão cultural afro-brasileira que mistura luta, dança, cultura popular, música. Desenvolvida no Brasil por escravos africanos e seus descendentes, é caracterizada por golpes e movimentos ágeis e complexos, utilizando os pés, as mãos, a cabeça, os joelhos, cotovelos, elementos ginástico-acrobáticos, e golpes desferidos com bastões e facões, estes últimos provenientes do Maculelê. Uma característica que a distingue da maioria das outras artes marciais é o fato de ser acompanhada por música.” (Cultura Jaú, 2010)

HISTORICO
A capoeira traz uma arte marcial mistura com luta, dança, arte, cultura popular, música e brincadeira. A palavra capoeira tem alguns significados, um deles refere-se às áreas de mata rasteira. Originaria de escravos africanos ao Brasil e seus descendentes,e caracterizada por movimentos ágeis e complicados, e juntos ao chão ou de cabeça para baixo, tendo por vezes uma forte componente acrobática, e se distingue por ser acompanhada por música. (MELITA, 2008)

Tocador de berimbau, por Jean Baptiste Debret, 1826.
O decorrer dos anos para capoeira, disponivel na wikipedia em anexos: Cronologia da capoeira no Brasil.
  • 1907 - Edição do livreto apócrifo: Guia do Capoeira ou Gymnástica Brasileira. Nele as iniciais "O.D.C." que significam: ofereço, dedico e consagro.
  • 1928 - Surge no Rio de Janeiro o primeiro Código Desportivo de Capoeira sobre o nome de Gymnástica Nacional (Capoeiragem) Methodizada e Regrada. Este trabalho, de autoria de Aníbal Burlamaqui (Zuma), trouxe uma nomenclatura ilustrada de golpes e contragolpes, área de competição, regulamento de competição, critérios de formação de árbitros, fundamentos históricos, uniformes e outras informações.
  • 1932 - Mestre Bimba funda a primeira academia oficial de capoeira.
  • 1937 - Mestre Bimba funda o Centro de Cultura Fí­sica e Luta Regional, através do Alvará n° 111, da Secretaria da Educação, Saúde e Assistência de Salvador. Enfocando seu trabalho no campo esportivo, obtém aceitação social, passando a ensinar para as elites econômicas, polí­ticas, militares e universitárias.
  • 1940 - Decreto 2848. Instituiu o novo Código Penal Brasileiro. No mesmo não é citada a capoeira. A partir desta data o uso da palavra "capoeira" foi liberado.
  • 1941 - Decreto 3.199 assinado pelo presidente Getúlio Vargas, o qual estabeleceu as bases da organização dos desportos no Brasil. Através do mesmo foi constituí­da a Confederção Brasileira de Pugilismo que já na fundação teve o Departamento Nacional de Luta Brasileira (Capoeiragem), que foi o embrião da Confederação Brasileira de Capoeira. Este foi o primeiro reconhecimento desportivo oficial da modalidade.
  • 1945 - Dando prosseguimento ao Projeto da Ginástica Nacional, o Prof. Inezil Penna Marinho publica o livro: Subsí­dios para o Estudo da Metodologia do Treinamento da Capoeiragem. Esta obra também foi inspirada em Aníbal Burlamaqui.
  • 1952 - Fundação do Centro Esportivo Capoeira Angola, em Salvador, celebrizado por ter à frente o Mestre Vicente Ferreira Pastinha. Seu enfoque é eminentemente esportivo e civilizador da capoeira.
  • 1953 - O Conselho Nacional de Desportos expede a Resolução 071, estabelecendo critérios para a prática desportiva da capoeira. Este foi o segundo reconhecimento desportivo oficial.
  • 1966 - Participação dos representantes da chamada capoeira angola, sob a liderança de Mestre Pastinha, no Primeiro Festival de Artes Negras de Dakar. A capoeira começa a expandir para o mundo. A delegação brasileira volta do Senegal afirmando que não existia capoeira na África. Passam então a reivindicar uma posição nacional, afirmando que a "capoeira angola" é a verdadeira luta brasileira.
  • 1967 - A Força Aérea Brasileira organizou o Primeiro Congresso Nacional de Capoeira.
  • 1974 - Mestre Bimba morre, no dia 5 de fevereiro, em Goiânia.
  • 1975 - Realizacão do Primeiro Campeonato Brasileiro de Capoeira por intermédio da Federação Paulista de Capoeira.
  • 1981 - O professor Inezil Pena Marinho apresenta o Projeto Técnico-Cientí­fico da Ginástica Brasileira, inspirada na capoeira, ao Congresso Mundial da Associação Internacional de Escolas Superiores de Educação Física.
  • Mestre Pastinha morre, em 13 de novembro.
  • 1982 - Realização do Primeiro Campeonato Mundial São Paulo X EUA por intermédio da Federação Paulista de Capoeira.
  • 1985 - Realizacão do Primeiro Festival Folclórico Brasileiro de Capoeira por intermédio da Federação Paulista de Capoeira.
  • - 3 de Agosto: Dia do Capoeirista, em São Paulo, pelo Governador Franco Montoro, Lei nº 4.649, de 07 de Agosto de 1985.
  • 1992 - Fundação da Confederação Brasileira de Capoeira através do desmembramento do Departamento Nacional de Luta Brasileira (Capoeira) da Confederção Brasileira de Pugilismo.
  • 1995 - Reconhecimento da capoeira e vinculação da Confederação Brasileira de Capoeira ao Comitê Olímpico Brasileiro.
Definição dos estilos da capoeira
Capoeira de Angola
 A Angola é o estilo mais próximo de como os escravos jogavam a Capoeira. Caracterizada por ser mais lenta, movimentos furtivos executados perto do solo, ela enfatiza as tradições da Capoeira, sua música é lenta e quase sempre está acompanhada por uma bateria completa de instrumentos. (Mestra Magali)
 Capoeira Regional
A capoeira regional foi criada por Mestre Bimba (Manoel dos Reis Machado, 1899-1974).
Bimba criou seqüência de ensino e metodizou o ensino de capoeira. Inicialmente, Bimba chamou sua capoeira de “Luta regional baiana”, de onde surgiu o nome regional. Bimba por ser conhecido como um habilidoso lutador nos ringues, e inclusive, ser um exímio praticante da capoeira Angola, procurou fazer com que a capoeira tivesse uma maior força como luta e fez isto incorporando a ela novos golpes. Um fato que é conhecido, é de que Bimba teria incorporado golpes do Batuque, uma luta já extinta, que era rica em golpes traumáticos e desequilibrastes. Inclusive, sabe-se que o pai de Mestre Bimba era praticante desta luta. (Mestra Magali)
VIDEOS DE CAPOEIRA
1.    A capoeira de angola segundo mestre pastinha. Disponível no link http://www.youtube.com/watch?v=rSCY6Yu8qwY
2.    Roda de capoeira regional. Disponível no link http://www.youtube.com/watch?v=Uv-WMFWpjo0
3.    II world fight muzenza de capoeira. Disponivel no link http://www.youtube.com/watch?v=BBi-X1XzmXI
FILMES INDICADOS
1.    Besouro.
2.    A Capoeira Iluminada – Documentário Mestre Bimba.
Referencial

Cultura Jaú. Disponível no site http://www.culturajau.com.br/conteudo.php? id=8.

Melita. F. “Capoeira… Dança Africana da escravidão no Brasil.” Maio 24, 2008. Disponivel no site http://salteadoresdaarca.wordpress.com/2008/05/24/ capoeira%E2%80%A6-danca-africana-da-escravidao-no-brasil/

WIKIPEDIA, enciclopédia livre. “anexo: cronologia da capoeira no brasil”.

Mestra Magali – Capoeira Barra da Tijuca – Rio de Janeiro. Disponível no site http://www.magalicapoeira.com/historia-da-capoeira/estilos-de-capoeira 

domingo, 28 de outubro de 2012

Aula dia 16 de Outubro
 
Na aula do dia 16 fizemos Algumas atividades para ensinamento de golpes para crianças, tambem fizemos um pouco de treinamento de como aprimorar os golpes do karate. seguem alguns deles:
 
Ataque
ZUKI (soco/ braço e mesma perna)
 
 
GYAKU-ZUKI (soco/braço contrário á perna)
 
 
 
 
 

 
 
MAE-GERI ou margarina (chute frontal, com deslocamento do quadril)


 
 
 
Defesa:
AGE-UKE (Alta ou Timbalada)
 
 
 
UCHI-UKE (Média ou Espada)
 
 
GEDAN BARAI (Baixa ou Telefone)


Base
ZENKUTSU-DADI (Frontal ou Astronauta)
 

sábado, 27 de outubro de 2012



 

Karate Do  (Clique aqui)

Entende-se como Karate-Do a prática complementar de formação cultural e desportiva baseada no desenvolvimento peculiar dos sistemas de defesa pessoal e evolução interior característicos de Okinawa em seus primórdios (século XVIII) e do Japão a partir do início do século XX.

Karate é uma palavra japonesa que significa "mãos vazias". É uma arte altamente científica, fazendo o mais eficaz uso de todas as partes do corpo para fins de auto-defesa. O maior objetivo do karate é a perfeição do caráter, através de árduo treinamento e rigorosa disciplina da mente e do corpo. O karate-ka (cultor de karate-do) utiliza como armas as mãos, os braços, as pernas, os pés, enfim, qualquer parte do corpo.

Além de ser um excelente meio de auto-defesa, o karate também é um meio ideal de exercício. Ele desenvolve a força, a velocidade, a coordenação motora,o condicionamento físico e é reconhecido também por seus valores terapêuticos.

O combate desarmado nasceu antes da história escrita, mas as origens mais remotas são obscuras, muitas vezes encobertas pelo folclore de uma variedade de culturas do mundo.

Várias formas de combate desarmado eram praticadas na Índia, na China, em Formosa e em Okinawa, uma ilha ao sul do Japão. Em Okinawa, as lutas desarmadas foram desenvolvidas em segredo durante muito tempo, devido à influência dos fidalgos japoneses que conquistaram a ilha, proibindo os seus súditos de carregarem armas. Esta proibição de andarem armados obrigou muitas pessoas a praticar formas de combate sem armas, em segredo.

O karate moderno nasceu na época em que o finado Mestre Gichin Funakoshi (1868-1957), então líder da Sociedade Okinawa de Artes Marciais, foi solicitado pelo Ministério da Educação do Japão, em maio de 1922 a conduzir apresentações de karate em Tóquio. A nova arte foi recebida entusiasticamente e foi introduzida em várias universidades, onde criou raízes e começou a florescer.

Devido ao fato do karate ter sido praticado secretamente no passado, um grande número de escolas e estilos (Ryus) foram desenvolvidos. Hoje existem inúmeras escolas no Japão, sendo as mais destacadas: Shotokan, Goju-Ryu, Shito-Ryu e Wado-Ryu, todas com ramificações pelo mundo afora.

O karate esportivo

Nos últimos anos, foram formuladas regras de combate simulado para se evitar ferimentos graves, com o propósito de introduzir o karate como um esporte competitivo. O karate de torneio é um jogo de reflexos que exige "timing", velocidade, técnica, estratégia, camaradagem e controle, onde prevalecem HONRA, LEALDADE e SENSO DE COMPROMISSO.

Durante os torneios, todos os golpes, embora fortemente focalizados, devem ser controlados precisamente antes do contato. Embora seja muito excitante de assistir, o torneio de karate é considerado, pela maioria dos mestres, como um degrau e não como o objetivo principal no desenvolvimento do karate-ka.

Nos anos 50, as universidades no Japão começaram a promover competições de karate. O 1º Campeonato Mundial de Karate foi realizado em 1970 em Tóquio,Japão, com a participação de 33 países e, desde então, cada campeonato mundial tem sido promovido de dois em dois anos. Em 2002, o 16º Campeonato Mundial realizado em Madri/Espanha teve a participação de 84 paises.

O karate tem se espalhado rapidamente, não apenas entre as gerações mais novas como um esporte para melhorar a força, mas tem se tornado um meio popular de exercício para homens e mulheres de meia-idade para manter a forma. Um número crescente de academias de karate tem aberto e mantido turmas para crianças.

Organização do Karate mundial

Devido a popularidade global do karate como esporte, a formação de uma federação internacional de karate tornou-se necessária. Em 1970, a União Mundial das Organizações de Karate (WUKO) foi criada. Desde então, todos os esforços têm sido feitos para incluir o karate nos Jogos Olímpicos – o maior símbolo das realizações do homem no campo desportivo. No dia 06 de junho de 1985, a WUKO foi oficialmente reconhecida pelo Comitê Olímpico Internacional (COI). Em 1993, na Argélia, para adaptar-se às regras do Comitê Olímpico Internacional, a Federation Mondiale de Karate (FMK), também conhecida como World Karate Federation (WKF), absorveu a antiga WUKO, fato este que trouxe um desenvolvimento direcionado à promoção do karate mundial. No dia 18 de Março de 1999 o COI em sua 109º sessão (Seul) ( certificado do COI ) confirmou o reconhecimento em caráter definitivo da FMK/WKF, de acordo com o artigo 29 da carta Olímpica, como a federação mundial dirigente da modalidade karate.

Além da intenção de incluir o karate nos Jogos Olímpicos, o objetivo da WKF é de unificar todas as organizações que pratiquem karate, como esporte ou como uma arte tradicional, além de lutar também para promover ligações dentro de um espírito de amizade entre os karatecas do mundo. A WKF representa o karate mundial e coordena todas as atividades de karate ao redor do mundo, estabelece regras técnicas e operacionais, organiza e controla reuniões internacionais e toma as decisões sobre vários assuntos que possam surgir entre os membros.

 

 
 
 
Introduzido no Brasil na década de 50, através da colônia japonesa, inicialmente no estado de São Paulo e posteriormente em outros estados, o karate logo ganhou diversos adeptos.

Relacionamos os precursores do karate no Brasil, por estilos, data da chagada ao Brasil e data do nascimento.

SHOTOKAN

MITSUSUKI HARADA - chegou ao Brasil no ano de 1955, para trabalhar no Banco América do Sul, agência em São Paulo, e portava o 5º Dan outorgado diretamente pelo Criador do Estilo Shotokan Gichin Funakoshi. Nasceu na Manchúria em 1928, em 1948 entrou na Universidade Waseda.

JUICHI SAGARA - chegou ao Brasil no ano de 1957. Nasceu em Kanagawa/Japão no ano de 1934. Cursou a Universidade de Takudai, onde iniciou a prática do karate Shotokan. No Brasil, juntamente com Yassutaka Tanaka, Sadamu Uriu, e Tetsuma Higashino, todos colegas da Takudai, iniciaram na Vila Prudente em São Paulo de forma organizada o ensinamento da prática do karate.

EISUKE OISHI - em 1961 mudou-se para a Bahia o japonês Eisuki Oishi, 19 anos, que tinha conhecimento do karate, mesmo não sendo faixa preta, e que iniciou Denílson Caribe na prática do karate, sendo considerado o precursor do karate no estado da Bahia.
Sagara, Mori, Higashino, Nishiyama USA, Uriu, Y.Tanaka, Yokoyama

 

  O fundador do estilo foi o Mestre Gichin Funakoshi (1868-1957)

GOJURYU

SEIICHI (Shikan) AKAMINE - chegou ao Brasil no ano de 1958 a convite da Okinawa Riukai para difundir o karate, portando a graduação de 8º Dan. Nasceu na cidade de Naha/Okinawa em 1920.

O fundador do estilo foi o Mestre Chojun Miyagi (1888-1953)

WADORYU


KOJI TAKAMATSU - chegou ao Brasil no ano de 1956. Nasceu na cidade de Kakogawa/Japão em 1930. Cursou a Universidade de Agricultura de Tóquio.

TAKEO SUZUKI - chegou ao Brasil no ano de 1960 onde permaneceu até 1973. Nasceu na cidade de Tóquio/Japão em 1937, onde cursou a Universidade de Agricultura.

MICHIZO BUYO - chegou ao Brasil no ano de 1964. Nasceu na cidade de Okayama/Japão em 1940. Formado pela Universidade de Agricultura de Tóquio.

O fundador do estilo foi o Mestre Hironori Otsuka (1892/1982) .

SHORIN-RYU

YOSHIHIDE SHINZATO - chegou ao Brasil em 1954. Nasceu na ilha de Okinawa/Japão em 1927. Em 25 de Janeiro de 1954 realizou uma demonstração de karate no parque do Ibirapuera em comemoração ao 4º Centenário da cidade de São Paulo.

O fundador do estilo foi o Mestre Choshin Chibana (1892/1969) .

KENYURYU

AKYO YOKOYAMA - chegou ao Brasil no ano 1965. Nasceu na cidade de Tóquio/Japão em 1942. Formado em ciências contábeis e administração.
Nossa aula de lutas 23 de Outubro foi dividida em Duas parte a teorica e a pratica.
 
Teorica:
 
Karate Iniciação desportiva
 
1- Karate Inicial- para menores de 6 anos trabalha-se as habilidades fundamentais
 
2- Karate fundamental - masculino de 6 a 9 anos e feminino 6 a 8 anos - trabalha-se as habilidades fundamentais complexas e os expert Jogos.
 
3-Aprender para treinar - masculino 9 a 12 anos e feminino de 8 a 11 - Alfabetização, elementos tecnicos e taticos, utiliza-se uma periodização anual
 
Da formação a Vitória 
 
4- Treinar para Formar- Meninos de 12 - 16 anos,
Meninas de 11- 15 anos - Utiliza-se uma periodização simples - Ap. Fisico e Hab. tecnicas.
 
5- Treinar para competir - meninos de 16 a 18 anos e meninas de 15 a 17 anos- Utiliza uma periodização Dupla
 
6- Treinar para Performance- meninos de 18 a 24 e meninas 17 a 22 anos- utiliza uma periodização multipla
 
7- Treinar para Vencer - Homens Kata 27 Kumite 24 anos , Mulheres Kata 26, Kumite 22 Anos.
 
Pratica:
 
Começamos a aula com um aquecimento e em seguida fizemos um alongamento.
Aprendemos alguns movimentos do kata que  é um conjunto de movimentos de ataque e defesa e está presente nas mais diversas artes marciais japonesa realizados em conjunto ou individualmente.
Em seguida foi proposto aos alunos se dividirem em grupos trios ou duplas e criarem um kata para apresentação para toda turma.
 
 


·         Kihon (fundamentos) estudo dos movimentos básicos. São os movimentos básicos de socos, chutes, defesas e bases.


·         Base Frontal -Zententso oschi)

·         Defesa Alta - ( Jodan Age Uke)

·         Ataque - Soco (Zuki) - Chute Frontal ( Mae Geki)

·         Katá (formas padrão) e a luta que e feita contra um inimigo imaginário, e realizado numa sequências de movimentos preestabelecidos.
 

·         Kumitê (encontros de mãos) e a luta propriamente dita, primeiramente são realizados movimentos ou golpes combinados, que se chamam Sambom-Kumite (movimentos predeterminados), entre os lutadores, para posteriormente alcançar o Jyu-Kumite ( combate livre ou sem regras), e Shiai-Kumite (forma desportiva : Ippon Kumite, Sandon Kumite, Gohon Kumite, Ju Ippon Kumite, Ju Kumite, Shiai Kumite.

·         Kiai e respiração, Kaia e o grito, mais esse grito pode ser silencioso, e e pode ser manifestado de varias formas, e da mais força para os golpes, e preciso o controle da respiração, o praticante devera reaprender a respira, a controla, e conhecer a sua respiração o seu ritmo, para que seu Kiai seja praticado e realizado com a energia máxima, para que seu golpe seja realizado com mais força.

·         Saudação que é a forma de respeito e obediência, tanto para o mestre como com seu adversário e os juízes quando estão numa competição.

09 de outubro


Na aula do dia 09 de Outubro iniciamos visualizando vídeos referentes a karate junto com a turma.

 

Na aula pratica utilizamos a corrida como aquecimento e ao sinal da professora os alunos deveriam fazer duplas para lutar mas, antes era obrigado as duplas fazerem a saudação. Podia tocar qualquer parte do corpo do colega tendo ataque e defesa de ambos.

 

 

Logo após o aquecimento foi realizado um alongamento e, na sequencia a professora ensinou alguns golpes do karate como chute soco e defesas.

 
 
 

Depois foi dividido a turma em meninos e meninas para fazer a brincadeira do joken-po gigante, sendo os elementos da luta Soco, chute e defesa assim como no pedra, papel, tesoura.

 

Em seguida todos os alunos se espalharam ao tatame e foi ensinado pela professora a defesa alta/ baixa. Para aprimoramento do aprendizado da técnica fizemos duplas para lutarmos em duplas utilizando os elementos técnicos aprendidos.


 

Para finalizar a aula Fizemos competição de forma lúdica e em seguidas fizemos uma saudação com todos participantes.

terça-feira, 2 de outubro de 2012


Aula de Lutas 25/09/2012



Saudação ao Mestre

A aula prática teve início com a Professora nos mostrando como se deve ser feito a saudação para o mestre no início e no final de uma aula de judô, como forma de respeito ao mestre e o fundador da arte(Jgoro Kano).

Em seguida foi feita uma saudação a professora como forma de respeito, logo em seguida começando o aquecimento.


 
 
Aquecimento

O aquecimento foi realizado correndo em círculos, com variações de direção, dando meio giro e até giros completos, o primeiro se tornando o último, e o último se tornando primeiro, ao sinal da professora. Também foram realizados movimentos de canguru e caminhando com as duas mãos atrás dos calcanhares.




 
Alongamento
 
O alongamento teve início por um dos alunos da turma, e foi mais voltado para membros superiores, dando-se ênfase para a região do pescoço, devido a aula ser voltada para projeções, estrangulamentos e quedas.
O início das quedas se deu com o Shirokemi, que seriam as quedas de costas, podendo ser feita sentado, pelos mais iniciantes ou com menos prática, ou em pé para os alunos com maior vivência no esporte. Em seguida foi revista a queda lateral ou Shirokemi, sendo feita pelo lado direito e em sequência pelo lado esquuerdo, pelos próprios alunos.



 


 
Projeções

Foram feitas algumas projeções e quedas tanto com as mãos quanto com os pés.
Pés :Vassourinha – pegada gola manga;
Dois passo para um dos lados e depois projeções de perna.
Deashibarei - Vassourinha
 
Ossotogari - Rodão
Oushigari – Um rodão por dentro
 


 
Quadril

· Ogochi: conhecida como chazão

 
Mãos

 
Mãos: Ipon - Seoineage : É feita com uma mão na gola e a outra na manga, soltando e se posicionando para a projeção(Bananinha).
Koshiguruma : Mais conhecido como o Abração.
Sovacão : Se entra no golpe, posicionando o cotovelo por baixo da axila do adversário.
As projeções são subdivididas em verticais e horizontais, no entanto as projeções horizontais são proibidas atualmente em competições. Dentre elas temos: Horizontal – frontal Tomage e Lateral – Kamibassanio ou tesoura
 

 
Algumas Imobilizações
Honkezagatame

Tate Shirogatame (Carrinho).

Yokushirogatame

Imobilização Lateral

Hadakakime – Ante braço

Tatejime – mata leão
 


 

Não se recomenda o ensinamento de estrangulamentos durante uma aula em escolas.

Ao término da realização de algumas chaves e estrangulamentos foi feta uma brincadeira onde todos ficavam sentados em um círculo, com as pernas estendidas e a professora se posicionava em pé no meio do círculo. O objetivo era rodar a professora sem que ela escapasse de dentro do círculo, o que foi realizado com grande êxito.

Não contente, foi colocado o nosso colega de turma Diogo, que deve pesar quase o dobro da professora. Não precisa nem descrever o que aconteceu né. Na primeira tentativa de fazer o pião com o corpo dele, abriu um clarão na roda e ele se espatifou por cima da Andréia,quase a matando esmagada.





E assim acabou mais uma aula prática, com todos os participantes fazendo novamente a saudação como forma de respeito.