quarta-feira, 31 de outubro de 2012

 Aula do dia 30 de Outubro

1° PARTE
Entrega das notas do bimestre com divulgação das notas da avaliação do Brogger da turma.

2° PARTE
TEORIA DA CAPOEIRA
Ao tentar definir a capoeira os segmentos que podemos citar são:
- dança
- luta
- jogo
- cultura
 Definida como:
“...uma expressão cultural afro-brasileira que mistura luta, dança, cultura popular, música. Desenvolvida no Brasil por escravos africanos e seus descendentes, é caracterizada por golpes e movimentos ágeis e complexos, utilizando os pés, as mãos, a cabeça, os joelhos, cotovelos, elementos ginástico-acrobáticos, e golpes desferidos com bastões e facões, estes últimos provenientes do Maculelê. Uma característica que a distingue da maioria das outras artes marciais é o fato de ser acompanhada por música.” (Cultura Jaú, 2010)

HISTORICO
A capoeira traz uma arte marcial mistura com luta, dança, arte, cultura popular, música e brincadeira. A palavra capoeira tem alguns significados, um deles refere-se às áreas de mata rasteira. Originaria de escravos africanos ao Brasil e seus descendentes,e caracterizada por movimentos ágeis e complicados, e juntos ao chão ou de cabeça para baixo, tendo por vezes uma forte componente acrobática, e se distingue por ser acompanhada por música. (MELITA, 2008)

Tocador de berimbau, por Jean Baptiste Debret, 1826.
O decorrer dos anos para capoeira, disponivel na wikipedia em anexos: Cronologia da capoeira no Brasil.
  • 1907 - Edição do livreto apócrifo: Guia do Capoeira ou Gymnástica Brasileira. Nele as iniciais "O.D.C." que significam: ofereço, dedico e consagro.
  • 1928 - Surge no Rio de Janeiro o primeiro Código Desportivo de Capoeira sobre o nome de Gymnástica Nacional (Capoeiragem) Methodizada e Regrada. Este trabalho, de autoria de Aníbal Burlamaqui (Zuma), trouxe uma nomenclatura ilustrada de golpes e contragolpes, área de competição, regulamento de competição, critérios de formação de árbitros, fundamentos históricos, uniformes e outras informações.
  • 1932 - Mestre Bimba funda a primeira academia oficial de capoeira.
  • 1937 - Mestre Bimba funda o Centro de Cultura Fí­sica e Luta Regional, através do Alvará n° 111, da Secretaria da Educação, Saúde e Assistência de Salvador. Enfocando seu trabalho no campo esportivo, obtém aceitação social, passando a ensinar para as elites econômicas, polí­ticas, militares e universitárias.
  • 1940 - Decreto 2848. Instituiu o novo Código Penal Brasileiro. No mesmo não é citada a capoeira. A partir desta data o uso da palavra "capoeira" foi liberado.
  • 1941 - Decreto 3.199 assinado pelo presidente Getúlio Vargas, o qual estabeleceu as bases da organização dos desportos no Brasil. Através do mesmo foi constituí­da a Confederção Brasileira de Pugilismo que já na fundação teve o Departamento Nacional de Luta Brasileira (Capoeiragem), que foi o embrião da Confederação Brasileira de Capoeira. Este foi o primeiro reconhecimento desportivo oficial da modalidade.
  • 1945 - Dando prosseguimento ao Projeto da Ginástica Nacional, o Prof. Inezil Penna Marinho publica o livro: Subsí­dios para o Estudo da Metodologia do Treinamento da Capoeiragem. Esta obra também foi inspirada em Aníbal Burlamaqui.
  • 1952 - Fundação do Centro Esportivo Capoeira Angola, em Salvador, celebrizado por ter à frente o Mestre Vicente Ferreira Pastinha. Seu enfoque é eminentemente esportivo e civilizador da capoeira.
  • 1953 - O Conselho Nacional de Desportos expede a Resolução 071, estabelecendo critérios para a prática desportiva da capoeira. Este foi o segundo reconhecimento desportivo oficial.
  • 1966 - Participação dos representantes da chamada capoeira angola, sob a liderança de Mestre Pastinha, no Primeiro Festival de Artes Negras de Dakar. A capoeira começa a expandir para o mundo. A delegação brasileira volta do Senegal afirmando que não existia capoeira na África. Passam então a reivindicar uma posição nacional, afirmando que a "capoeira angola" é a verdadeira luta brasileira.
  • 1967 - A Força Aérea Brasileira organizou o Primeiro Congresso Nacional de Capoeira.
  • 1974 - Mestre Bimba morre, no dia 5 de fevereiro, em Goiânia.
  • 1975 - Realizacão do Primeiro Campeonato Brasileiro de Capoeira por intermédio da Federação Paulista de Capoeira.
  • 1981 - O professor Inezil Pena Marinho apresenta o Projeto Técnico-Cientí­fico da Ginástica Brasileira, inspirada na capoeira, ao Congresso Mundial da Associação Internacional de Escolas Superiores de Educação Física.
  • Mestre Pastinha morre, em 13 de novembro.
  • 1982 - Realização do Primeiro Campeonato Mundial São Paulo X EUA por intermédio da Federação Paulista de Capoeira.
  • 1985 - Realizacão do Primeiro Festival Folclórico Brasileiro de Capoeira por intermédio da Federação Paulista de Capoeira.
  • - 3 de Agosto: Dia do Capoeirista, em São Paulo, pelo Governador Franco Montoro, Lei nº 4.649, de 07 de Agosto de 1985.
  • 1992 - Fundação da Confederação Brasileira de Capoeira através do desmembramento do Departamento Nacional de Luta Brasileira (Capoeira) da Confederção Brasileira de Pugilismo.
  • 1995 - Reconhecimento da capoeira e vinculação da Confederação Brasileira de Capoeira ao Comitê Olímpico Brasileiro.
Definição dos estilos da capoeira
Capoeira de Angola
 A Angola é o estilo mais próximo de como os escravos jogavam a Capoeira. Caracterizada por ser mais lenta, movimentos furtivos executados perto do solo, ela enfatiza as tradições da Capoeira, sua música é lenta e quase sempre está acompanhada por uma bateria completa de instrumentos. (Mestra Magali)
 Capoeira Regional
A capoeira regional foi criada por Mestre Bimba (Manoel dos Reis Machado, 1899-1974).
Bimba criou seqüência de ensino e metodizou o ensino de capoeira. Inicialmente, Bimba chamou sua capoeira de “Luta regional baiana”, de onde surgiu o nome regional. Bimba por ser conhecido como um habilidoso lutador nos ringues, e inclusive, ser um exímio praticante da capoeira Angola, procurou fazer com que a capoeira tivesse uma maior força como luta e fez isto incorporando a ela novos golpes. Um fato que é conhecido, é de que Bimba teria incorporado golpes do Batuque, uma luta já extinta, que era rica em golpes traumáticos e desequilibrastes. Inclusive, sabe-se que o pai de Mestre Bimba era praticante desta luta. (Mestra Magali)
VIDEOS DE CAPOEIRA
1.    A capoeira de angola segundo mestre pastinha. Disponível no link http://www.youtube.com/watch?v=rSCY6Yu8qwY
2.    Roda de capoeira regional. Disponível no link http://www.youtube.com/watch?v=Uv-WMFWpjo0
3.    II world fight muzenza de capoeira. Disponivel no link http://www.youtube.com/watch?v=BBi-X1XzmXI
FILMES INDICADOS
1.    Besouro.
2.    A Capoeira Iluminada – Documentário Mestre Bimba.
Referencial

Cultura Jaú. Disponível no site http://www.culturajau.com.br/conteudo.php? id=8.

Melita. F. “Capoeira… Dança Africana da escravidão no Brasil.” Maio 24, 2008. Disponivel no site http://salteadoresdaarca.wordpress.com/2008/05/24/ capoeira%E2%80%A6-danca-africana-da-escravidao-no-brasil/

WIKIPEDIA, enciclopédia livre. “anexo: cronologia da capoeira no brasil”.

Mestra Magali – Capoeira Barra da Tijuca – Rio de Janeiro. Disponível no site http://www.magalicapoeira.com/historia-da-capoeira/estilos-de-capoeira 

Nenhum comentário:

Postar um comentário